Aprender brincando não tem coisa melhor. A aula de informática das crianças da Escola Municipal Professora Niná Rebouças teve um diferencial na última semana. Os alunos já utilizam o mais novo equipamento disponibilizado para a instituição: as mesinhas digitais (play table).
A professora Djane Oliveira diz que há dias as crianças esperavam pela primeira aula na Play Table. Ansiedade que causou uma rápida familiarização com a nova tecnologia. Segundo a professora a aquisição tem um papel fundamental no processo de alfabetização, por meio de jogos e atividades que são utilizadas através de uma tela sensível ao toque.
“Uma forma divertida de trabalhar com a criança, por exemplo, a coordenação e o raciocínio. Um auxílio no processo de alfabetização que a gente ver que terá resultado. Eles se adaptaram rápido. Fizemos um cronograma de aulas para que todos tenham acesso às mesas”, destaca.
Pâmela Rufino, aluna do 1º ano (anos iniciais), assim como os demais coleguinhas de classe, não esconde a alegria em utilizar o equipamento. Os dedos deslizam facilmente pelas mesinhas e o contato entre as crianças e o equipamento parece já existir faz tempo. “Gosto mais das cartas, dos jogos das frutas e da memória”, diz.
A Secretaria da Educação segue com o cronograma de entrega das mesas digitais até o próximo dia 11. Ao todo, serão beneficiadas 23 escolas, sendo 18 na zona rural e 5 na zona urbana, além de 13 Unidades de Educação Infantil (UEIs).
A vice-diretora da Niná Rebouças, Idalete de Lima, destaca que a educação da rede municipal vem sempre inovando, inclusive, em educação tecnológica. “Estamos muito felizes com essa valorização. É mais um recurso tecnológico que vai favorecer o aprendizado das crianças”, disse.
Os professores do ensino infantil da rede municipal passaram por um curso de formação para a utilização dos recursos da mesa digital. Foram adquiridas 200 mesas digitais para turmas dos anos iniciais do ensino fundamental e turmas da educação infantil, beneficiando alunos da zona rural e urbana.
https://www.blogger.com/blogger
Nenhum comentário:
Postar um comentário