A Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI) conta agora com a licença ambiental para funcionamento. Esta legalização atesta que a associação atende tanto os requisitos sociais quanto os ambientais, tendo condições de exercer plenamente as suas atividades. Esta conquista da associação deve-se principalmente ao apoio dado pela Secretaria de Serviços Urbanos que, de forma parceira, disponibiliza sede, transportes, equipamentos de segurança, dentre outras ferramentas de trabalho, aos catadores.
Segundo o secretário da pasta, Carlos Clay, é positivo que as associações atendam aos requisitos ambientais. “Trabalhar de forma legal dá segurança aos catadores e o trabalho desenvolvido pela associação se torna mais valorizado. É gratificante ver o retorno do suporte que damos ser transformado em melhorias para eles”, disse ele.
Para o Município a licença é um instrumento de controle e proteção ambiental, a qual garante que a associação está atuando em consonância com a legislação ambiental e dá segurança para quem mora no entorno ou para quem destina o material à associação, pois assegura que as atividades executadas, desde o processo de triagem até o destino final, estão de acordo com o exigido na lei. Além disso, a associação assume as responsabilidades no que diz respeito à sustentabilidade e à qualidade ambiental.
Atualmente, Mossoró tem duas associações de catadores e ambas legalizadas. São mais de 50 trabalhadores que atuam formalmente no município e garantem renda para suas famílias e, consequentemente, para o crescimento da cidade.
|
Amanda Nunes, 03 de Setembro de 2015 às 14h32min
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário