quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Felipe Guerra RN tem nome de peso no PSD, nos Pre-Candidatos a Vereadores da cidade.

Felipe Guerra RN tem nome de peso no PSD, no quadro de Pre-Candidatos a Vereadores da cidade.


E acompanhando a dinâmica que é grande característica da política, teremos novidades no próximo pleito felipense. Teremos Valéria Costa como candidata a umas das vagas ao legislativo de Felipe Guerra, terra de quem a candidata é filha.
O partido escolhido foi o PSD, pois naquela cidade é o partido que mais ofereceu possibilidades ao projeto da pré­­-candidata.
Mas o que chamou atenção mesmo foi a escolha por uma legenda de oposição, já que em pleitos anteriores Valéria era da base de apoio ao executivo municipal.
Valéria é uma cidadã em trânsito intermunicípio. Desde sempre teve fortes raízes em Mossoró e Felipe Guerra (de onde toda a família de sua mãe é natural).
Foi através destas raízes e de impulso de parentes e amigos, que sempre enxergaram na pré candidata uma figura carismática e bem quista por todos com quem se relaciona que surgiram as primeiras conversas relacionadas à vida pública.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Médico cubano supera 'desconfiança' e conquista pacientes no litoral do RN

Médico cubano supera 'desconfiança' e conquista pacientes no litoral do RN

Raul Hernandez atua em S. Miguel do Gostoso no programa Mais Médicos.
Em todo o estado, são 208 médicos estrangeiros e 35 brasileiros do programa.



Atencioso, simples, cuidadoso. Essas são apenas algumas das palavras usadas por moradores da pequena São Miguel do Gostoso para definir o médico cubano Raul Hernandez Lopez que atua na comunidade desde dezembro de 2013. Ele é um dos 243 profissionais que trabalham no Rio Grande do Norte através do programa Mais Médicos - que completou dois anos em agosto. "O atendimento dele é muito bom, ele é muito atencioso, está sempre disponível", diz a garçonete Maria Leda Barbosa, de 32 anos, que aguardava atendimento para a filha Letícia, de 7 anos, que é asmática.

São Miguel do Gostoso fica no litoral norte do estado e tem 10 mil habitantes. Além de Raul, o município tem ainda outro médico cubano e um italiano contratados através do programa. Nenhum teve problema de adaptação na cidade.
Raul Hernandez atende na Unidade Básica de saúde do Maceió e desde que chegou à cidade conquistou o respeito e a admiração dos moradores. "Ele é uma benção pra gente. O doutor Raul é muito atencioso, o atendimento dele é diferente do dos outros médicos. Ele é mais cuidadoso, conversa com a gente. Tem médico que parece que tem preconceito com a gente porque a gente é pobre. O doutor Raul não. Ele trata a gente bem. Se ele for embora eu vou sentir muita falta", diz a dona de casa Ana Maria Almeida, de 30 anos.

Mas nem sempre foi assim. Coordenadora da unidade de saúde do Maceió, a enfermeira Karina Flavia Soares de Moura, de 36 anos, conta que no início a população teve receio de ser atendida pelo cubano. A desconfiança durou pouco. "No início as pessoas tiveram um pouco de receio, até por causa de toda a polêmica envolvendo a chegada de médicos cubanos para atender no Brasil. Mas após os primeiros contatos o doutor Raul conquistou a comunidade. O paciente se sente acolhido. Essa humanização do atendimento, a simplicidade dele, tudo isso agrada aos pacientes", diz.
Para a dona de casa Maria de Fátima de Melo, de 35 anos, o único problema no atendimento do médico é o idioma. Ela explica que às vezes é difícil entender o que ele diz. "Ele fala meio enrolado e às vezes eu não entendo, mas as enfermeiras sempre ajudam e aí fica mais fácil", conta.

O médico concorda. "Aqui no Nordeste, especificamente, existem algumas palavras muito particulares, mas quando eu tenho dificuldades peço ajuda às enfermeiras. Não chega a ser um problema", diz. Formado há 25 anos, ele também já morou na Venezuela onde trabalhou atendendo casos de urgência. O médico não se queixa das condições de trabalho. "Não temos tudo, mas com o que temos conseguimos trabalhar", afirma.

A coordenadora do Programa Saúde da Família na cidade, Maria de Lourdes Alves da Costa, explica que a chegada dos médicos estrageiros resolveu o problema de falta de médicos na atenção básica. "Antes do Mais Médicos a gente até conseguia médico, mas muitos não queriam cumprir a carga horária, atendiam três dias na semana e não apareciam mais. A maioria ficava pouco tempo na cidade porque bastava aparecer uma proposta de outro município pra eles irem embora", relata.
"Nós já tivemos médicos brasileiros excelentes aqui em São Miguel do Gostoso. Não podemos generalizar, mas os cubanos têm surpreendido na humanização, no acolhimento aos pacientes, e isso conquista a comunidade".

Mais Médicos
O governo federal divulgou que, em dois anos de funcionamento, o programa levou 18.240 médicos a 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), beneficiando cerca de 63 milhões de pessoas.
No Rio Grande do Norte, 99 cidades são atendidas pelo programa. Ao todo, são 243 médicos contratados pelo programa, sendo 208 estrangeiros e 35 brasileiros. A coordenadora da comissão do Mais Médicos na Secretaria Estadual de Saúde, Claudia Frederico, explicou que o programa sanou a falta de médicos em muitas cidades do estado.

"Você tinha um município em que o médico aparecia duas vezes por semana, atendia rapidinho e ia embora. Agora temos uma situação inversa. Os médicos moram na cidade, atendem todos os dias da semana, com calma. É isso que tem agradado a população", explica.


http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Luiz Gomes é anunciado como pré-candidato a prefeito de Natal em evento do PSD

Luiz Gomes é anunciado como pré-candidato a prefeito de Natal em evento do PSD 


Considerando o crescimento do advogado no cenário eleitoral, a expectativa é que o governador protocole mesmo apoio ao presidente do PEN. 
Embora Robinson Faria (PSD) ainda não tenha se manifestado oficialmente sobre o apoio, ainda velado, ao pré-candidato a prefeito de Natal, Luiz Gomes (PEN), é cada vez mais frequente a presença do presidente do PEN nas agendas públicas do governador. Por outro lado, o deputado Fernando Mineiro (PT) anda cada vez mais ausente.
Neste domingo, 13, durante encontro regional do PSD em Bento Fernandes, região do Mato Grande, Luiz Gomes foi anunciado pelo cerimonialista como pré-candidato a prefeito de Natal.
Em seu discurso, Robinson Faria ainda reconheceu a importância do presidente do Partido Ecológico Nacional (PEN) que o apoiou na campanha para o governo e, junto com outros aliados, o ajudou a consolidar a vitória.
Pouco antes, em outro evento que aconteceu também no município de Bento Fernandes, Luiz Gomes foi convidado a compor a mesa e foi chamado de advogado do povo.
Sondagens feitas por analistas políticos também colocam Luiz Gomes na segunda posição na disputa para prefeito de Natal nas eleições do ano que vem. Considerando o crescimento do advogado no cenário eleitoral, a expectativa é que o governador protocole mesmo apoio ao presidente do PEN.
Fonte: http://falarn.com

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Associação de catadores recebe licença ambiental

Associação de catadores recebe licença ambiental


A Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI) conta agora com a licença ambiental para funcionamento. Esta legalização atesta que a associação atende tanto os requisitos sociais quanto os ambientais, tendo condições de exercer plenamente as suas atividades. Esta conquista da associação deve-se principalmente ao apoio dado pela Secretaria de Serviços Urbanos que, de forma parceira, disponibiliza sede, transportes, equipamentos de segurança, dentre outras ferramentas de trabalho, aos catadores.
Segundo o secretário da pasta, Carlos Clay, é positivo que as associações atendam aos requisitos ambientais. “Trabalhar de forma legal dá segurança aos catadores e o trabalho desenvolvido pela associação se torna mais valorizado. É gratificante ver o retorno do suporte que damos ser transformado em melhorias para eles”, disse ele.

Para o Município a licença é um instrumento de controle e proteção ambiental, a qual garante que a associação está atuando em consonância com a legislação ambiental e dá segurança para quem mora no entorno ou para quem destina o material à associação, pois assegura que as atividades executadas, desde o processo de triagem até o destino final, estão de acordo com o exigido na lei. Além disso, a associação assume as responsabilidades no que diz respeito à sustentabilidade e à qualidade ambiental.
Atualmente, Mossoró tem duas associações de catadores e ambas legalizadas. São mais de 50 trabalhadores que atuam formalmente no município e garantem renda para suas famílias e, consequentemente, para o crescimento da cidade.
Amanda Nunes, 03 de Setembro de 2015 às 14h32min


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

JOSI GONÇALVES ASSUME PRESIDÊNCIA DO “PEN” EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE

JOSI GONÇALVES ASSUME PRESIDÊNCIA DO “PEN” EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE

A jornalista Josi Gonçalves, mentora intelectual da Agência de Notícias “FalaRN.com”, assinou nesta semana sua ficha de filiação no Partido Ecológico Nacional do Rio Grande do Norte.
Josi ganha liberdade do presidente estadual, Luiz Gomes, para definir a linha de atuação, e as alianças para 2016 da sigla. Ela vai presidir o PEN em São Gonçalo do Amarante, RN.
“Entendo que já tenho uma militância, uma atuação política no jornalismo há mais de 15 anos. Sempre fiscalizei o dinheiro e as administrações públicas, denunciando desmandos e preservando os direitos humanos. Acho que chegou a hora de uma nova trincheira. Não me importo se vão falar bem ou mal, me importo em fazer um trabalho excelente, para provar aos cidadãos que ainda existe ética, moral e princípios na vida política e pública“, declarou.
No período das eleições, Josi deverá se afastar da edição do jornal, para preservar a independência e liberdade do meio de comunicação na internet. “O FalaRN.com continuará dando voz ao povo do Rio Grande do Norte que precisa ter os seus direitos resguardados. O jornal não vai se calar para os abusos cometidos por vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governador e até presidente da república“, disse Josi.
Quanto ao PEN, Josi deixa bem claro. “Independente do partido ser da base política de quem for, teremos nossa atuação independente em São Gonçalo do Amarante. Já aviso que estamos convidando as pessoas que assim como eu, sonham com uma cidade melhor, para se filiar. O PEN terá uma nominata boa para disputa eleitoral em 2016. A gente sabe que os ataques gratuitos a minha honra e da minha família virão, mas ainda existe justiça, e as pessoas que acompanham meu trabalho sabem muito bem que não me misturo com atos ilegais. O partido será mais uma voz nossa em defesa da sociedade“, falou a jornalista.
O jornal que Josi atua foi alvo de cinco ações judiciais movidas pelo prefeito Jaime Calado e seu grupo politico, que administra São Gonçalo do Amarante, há sete anos.
O prefeito ficou incomodado com as denúncias de desmandos publicados pela jornalista e tentou por meio da justiça, calar, intimidar e censurar. “Tenho certeza que virão mais tentativas de nos calar. Mas não temos medo e nem vamos recuar. A justiça pode ser cega, mas enxerga no escuro“, afirmou.
PERFIL – Josi é jornalista profissional com experiência na cobertura política e cotidiano. A potiguar trabalhou no Acre, foi editora de notícias de um dos maiores e o pioneiro site do Estado.
Em Rondônia fez trabalhos em emissoras afiliadas da Rede Globo, Rede Record, Rede TV!. Sua atuação se destaca também nos jornais impressos como Diário da Amazônia onde produzia um caderno sobre agronegócios, e a editoria chefe do Jornal Alto Madeira, ambos em Porto Velho (RO), os maiores na região.
No serviço público fez assessoria corporativa e parlamentar inclusive para o governo de Rondônia e a Assembléia Legislativa do mesmo estado.
No setor privado desenvolveu trabalhos de consultoria e assessoria para cooperativas e diferentes organizações. Atuou como repórter do portal de notícias UOL, o maior da América Latina.
Entre suas habilidades destaca-se resolução de conflitos, planejamento estratégico em comunicação, video-reportagem e media training (preparação do homem para enfrentar meios de comunicação e melhoria da imagem social).
PROJETOS – Josi Gonçalves já passou por todas as fases do jornalismo e enfrentou todos os perigos e agruras da profissão.
Ja teve que ser escoltada e protegida por policiais para fazer reportagens e entrar em ambientes perigosos, hostil, até ter a redação onde trabalhava alvejada por seis disparos de arma de fogo na madrugada de 2013.
Durante 15 anos  atuou com ética, responsabilidade e excelência em jornais impressos, veículos de comunicação na internet, grandes emissoras de TV fazendo jornalismo sério.
Foi mentora intelectual do projeto de jornalismo na rede mundial de computadores denominado Agência Vanguarda de Notícias e recentemente criou o “FalaRN.com” – também agência de notícias responsável pela produção e distribuição de conteúdo para São Gonçalo do Amarante, Natal e todo Rio Grande do Norte.
Depois de denunciar desmandos da administração local e oferecer voz ao povo, seu jornal foi alvo de cinco ações judiciais, movida pelo prefeito da cidade numa tentativa de impor medo, censura e intimidação.
Após colher maturidade profissional Josi Gonçalves escolheu São Gonçalo do Amarante, RN, onde estão seus familiares para continuar seu trabalho.
“Nesse tipo de trabalho a gente nunca espera reconhecimento. Nossa maior satisfação é saber que o povo teve seus problemas resolvidos pelos agentes públicos e que os corruptos serão penalizados. O jornalismo é um sacerdócio” disse Josi.

Fonte: FalaRN.com

Presidente do PEN reúne pré-candidatos e fala em renovação política

Presidente do PEN reúne pré-candidatos e fala em renovação política


Luiz Gomes ressaltou que o partido tem condições morais e preparo técnico para preencher os espaços públicos
 Com auditório lotado de pré-candidatos de múltiplos segmentos da sociedade  foi dada a largada para as eleições de 2016 do Partido Ecológico Nacional (PEN). Em seu discurso de boas vindas o presidente da sigla no RN, o advogado Luiz Gomes, falou em renovação da classe política e no compromisso do partido com a ética e a transparência.
Sobre a diversidade de pré-candidatos, Luiz Gomes enfatizou que o Partido Ecológico Nacional tem uma identidade absoluta com todos os segmentos sociais. “É isso que faz o partido ter um futuro maravilhoso, com êxito em seus propósitos de vitórias eleitorais porque o nosso partido representa o contexto e o complexo da sociedade. E isso faz a diferença”.
Mário César Felipe de Franco, vice-presidente Nacional do PEN comentou que o partido começa a mostrar corpo, cara e vez. Mário Felipe esclarece que o partido não sofre manobras políticas de “caciques”: “O PEN não tem dono”.
O advogado ainda ressaltou que o partido tem condições morais e preparo técnico para preencher os espaços públicos. Segundo ele, o PEN estipulou regras para a admissão de filiados. Entre elas constam a candidatura de pessoas sem mandato, candidaturas médias – ninguém com cinco mil votos, e candidatos ficha limpa. “Vocês não estarão indo para a rua com uma candidatura que ninguém vai apontar que é ficha suja ou ligada à corrupção”.
Uma das ações preliminares do PEN será alinhar os pré-candidatos para o embate político e criar uma sintonia única das diretrizes partidárias. Para isso o partido irá investir em cursos preparatórios cuja base é a seriedade, a ética e a transparência com a gestão da coisa pública. “Esse é o partido Ecológico Nacional que vai pras urnas no ano que vem”.
PREFEITO DE NATAL – Mário César Felipe de Franco, vice-presidente Nacional do PEN comentou que o partido começa a mostrar corpo, cara e vez. Mário Felipe esclarece que o partido não sofre manobras políticas de “caciques”: “O PEN não tem dono”. Sobre a pré-candidatura de Luiz Gomes a prefeito de natal, ele foi enfático: “tem abertura em todas as áreas, tanto na esquerda como direita. Vale lembrar que PEN é centro, PEN é a determinação e a vontade do povo”.

Luiz Gomes acrescenta: “Nós somos oposição ao prefeito Carlos Eduardo. É preciso renovar a classe política. Somos ficha limpa, temos identidade com valores morais. Estamos preparados para discutir questões políticas, técnicas e administrativas. Esse é o projeto que vai mudar Natal pelo compromisso com as pessoas”.


Fonte:http://falarn.com/