Auto da Liberdade é apresentado na Praça de Eventos
Após percorrer vários bairros de Mossoró com apresentações em praças públicas dos quatro atos do Auto da Liberdade, na noite desta segunda-feira, 29, os espetáculos se uniram em uma única apresentação na Praça de Eventos.
No evento estavam presentes o Prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior; a secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Amélia Ciarlini; o secretário do Turismo, Rútilo Coelho; a secretária da Educação, Iêda Chaves; o secretário de Esporte e Lazer, Abraão Dutra; secretária de Segurança Pública e Defesa Civil, Socorro Batista; o secretário de Infraestrutura e Habitação, José Couto; a secretária de Administração, Glaudionora Silveira e o ouvidor do Município, Fábio Bento.
Trinta dias foi o tempo necessário para os ensaios do Auto da Liberdade; com mais de cem pessoas envolvidas no espetáculo, entre os atores e o corpo técnico, o tempo de apresentação é de mais de uma hora e quarenta minutos. Na noite desta segunda-feira, para celebrar a apresentação geral, os atores sairam do Memorial da Resistência em um cortejo até a Praça de Eventos Rafael Negreiros, local onde foi encenado o espetáculo.
Para a coordenadora geral do Auto, Lenilda Souza, o cortejo representa um momento de congregação e festividade entre os atores e colaboradores que durante os dias de apresentação dos espetáculo não poderam se encontrar devido o evento ser itinerante.
“É um momento de reencontro e união. Após as apresentações nos bairros, onde fomos recebidos com maior apoio e empolgação pelos moradores locais, hoje nós vamos celebrar a integração dos espetáculos”, frisou Lenilda Souza.
O Auto da Liberdade neste ano de 2014 foi apresentado em grandes quatro atos: o Auto da Conquista Feminina, que celebra o fato da Celina Guimarães ser a primeira mulher a obter o título de eleitora no Brasil; a Lona Estrelada: a resistência, apresenta através do drama a resistência do povo de Mossoró ao bando de Lampião; Abolição e Liberdade ressaltou poeticamente as lutas e conquistas do povo negro e a busca pela liberdade, e encerrando o espetáculo, As Mulheres do Motim, que aqui em Mossoró, o motim teve uma peculiaridade: foi feito por mulheres. Sob o comando de Ana Floriano, as mulheres se reuniram para reivindicar o fim do alistamento obrigatório dos homens para servir na guerra do Paraguai.
http://www.prefeiturademossoro.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário