Euforia. Aceleração do pensamento. Aumento da frequência cardíaca. Poderia estar comentando sobre sensações positivas. Mas, não. Esses são alguns dos sintomas recorrentes pelo uso do crack.
A Prefeitura Municipal de Mossoró, com o objetivo de prevenir o uso desse entorpecente e promover a atenção ao usuário e ao seu seio familiar, aderiu ao programa instituído pelo Governo Federal "Crack é possível vencer". Neste importante trabalho estão envolvidas as secretarias da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Juventude.
O programa “Crack é possível vencer” trabalha com três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. No primeiro eixo, o foco é identificar os fatores de risco para prevenir e reduzir o uso de drogas, com a estruturação das redes de atenção à saúde e assistência social para o atendimento aos usuários de drogas e seus familiares. No segundo eixo, essa rede vai trabalhar para acolher os usuários e seus familiares, respeitando a sua autonomia e singularidade. No eixo da autoridade, o trabalho tem como objetivo a redução da oferta de drogas ilícitas no município.
Em Mossoró, o “Crack é possível vencer” está sendo implementado e algumas medidas já foram tomadas pelo Poder Público Municipal para acelerar o processo de instalação. Dentro do programa, o município foi contemplado com um microônibus estruturado com equipamentos de videomonitoramento e kits de segurança, ferramentas que serão utilizadas em ação conjunta da Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar.
Os policiais que trabalharão no programa já passaram pela primeira etapa de capacitação e irão atuar com o apoio de câmeras que serão instaladas nos bairros mossoroenses. O primeiro a ser contemplado será o bairro Santo Antônio.
De acordo com Larissa Lima, ponto focal municipal do programa, o projeto ainda prevê a ampliação do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas, com funcionamento 24h, e a implementação de leitos especializados e unidades de acolhimento adulto e infantil.
“O programa Crack é possível vencer vai atuar com parcerias entre as secretarias envolvidas no projeto e executar ações continuadas para combater e prevenir o uso da droga”, diz Larissa Lima. Até o final deste ano, o projeto estará completamente implementado em Mossoró.
http://www.prefeiturademossoro.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário