quinta-feira, 10 de julho de 2014

População receberá ações educativas sobre hepatites

População receberá ações educativas sobre hepatites


Os usuários da saúde pública municipal receberão uma série de ações educativas relacionada à prevenção, tratamento e combate às hepatites a partir da próxima segunda-feira, 14. Serão realizadas palestras nas dependências do Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado, conhecido como "PAM do Bom Jardim". Um grupo de profissionais da Saúde, especializados no tema, fará exposição do conteúdo relacionado à prevenção, tratamento, cuidados e sintomas da doença. Todos os usuários poderão participar.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, a ideia é expandir o projeto para as demais unidades. “As ações serão realizadas inicialmente no PAM do Bom Jardim, mas o nosso intuito é o de que, em breve, várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sejam contempladas com projetos relacionados à prevenção e ao combate às hepatites, incluindo palestras e outras ações educativas”, diz, acrescentando que no próximo dia 28 é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites.
A secretária ainda lembra que uma das formas mais eficazes de combate à doença é a vacina, disponível nas unidades de saúde do Município. “É importante a população procurar as unidades para se vacinar. Todas as pessoas, desde o recém-nascido até os 49 anos, podem receber a vacinação”, frisa.
Além da vacina, a população também conta com o serviço de testagem para diagnóstico de hepatite, realizado em várias unidades de saúde municipais durante todo o ano. Este benefício é fundamental para prevenção da doença e está disponível à toda a população. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, somente a hepatite C atinge 1,5% da população brasileira. Ou seja, 2 milhões de pessoas.
A doença, de acordo com os médicos, pode ser silenciosa. Por isso, a importância de realizar testagens e receber informações relativas à prevenção e ao tratamento das hepatites. As ações seguirão por tempo indeterminado e são uma iniciativa do Departamento de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o médico infectologista Alfredo Passalacqua. Também participará da iniciativa, o setor de Centro de Testagens e Acolhimento.
Para receber a vacina e realizar o teste de diagnóstico de hepatites, é necessário que o usuário da saúde pública municipal esteja, em mãos, com o documento de Registro Geral (RG) e o cartão do Sistema Único de Saúde  (SUS). Este último documento pode ser feito no Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, situado no bairro Aeroporto.
DOENÇA
A proteção à doença é garantida quando a pessoa recebe as três doses da vacina, disponíveis na rede municipal de Saúde. A segunda dose pode ser aplicada 30 dias após a primeira. Mesmo quem interrompeu uma das doses deve procurar uma unidade básica de saúde. É importante ressaltar que a hepatite é uma doença que ataca o fígado e quanto mais rápido o diagnóstico for realizado, maior será a eficácia do tratamento e as chances de cura.
http://www.prefeiturademossoro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário