quinta-feira, 24 de julho de 2014

Convite e apoio aos candidatos a Governo Robinson Faria e ao Dep. Francisco José Irmãozinho

Convite e apoio aos candidatos a Governo Robinson Faria e ao Dep. Francisco José Irmãozinho


O Vereador Ricardo de Dodoca (PTB) convida a todos os seus amigos e lideranças, para o seu aniversario e na ocasião oficializa apoio aos candidatos a Governo Robinson Faria 55 (PSD) e ao futuro Deputado Estadual Francisco Jose o irmãozinho 90.555 (PROS).

Hoje às 20 horas o vereador recebera todos em sua residência, que fica localizada próxima à praça da pirâmide no bairro Belo Horizonte.

A cada dia é visualizado o crescimento da campanha do futuro Governador Robinson Faria (PSD) em Mossoró e todo o Estado do Rio Grande do Norte, com as diversas adesões e apoio em todo o Estado.

Assim como se comenta o grande índice de rejeição popular do Deputado Henrique Alves do (PMDB) também candidato a Governo do RN. Com isso vem correndo em massa a adesão das lideranças ao candidato do PSD Robinson Faria em todo todo RN.

Aldo Arrais.

Mulher de 97 anos irá se formar em Direito em Minas Gerais

Mulher de 97 anos irá se formar em Direito em Minas Gerais


Com um olhar sereno e ao mesmo tempo determinado, a nonagenária Chames Salles Rolim irá receber o diploma de bacharel em Direito no dia 7 de agosto em Minas Gerais pela Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa). A cerimônia será no auditório Fiemg, no Centro de Desenvolvimento de Pessoal da Usiminas (CDP). A graduação da idosa de 97 anos está sendo festejada por familiares, amigos e até por desconhecidos, de diferentes Estados brasileiros e também do exterior. Diariamente, a formanda recebe inúmeras mensagens de parabéns. “Fico muito feliz e espero contar com a presença de todos na minha colação de grau”, convidou.

Dona Chames, como é carinhosamente chamada pelos amigos, não esconde quais são seus planos para depois da conquista do bacharelado: auxiliar a sociedade compartilhando o conhecimento adquirido. "Sei que a minha idade não me dá muito prazo. Por isso, o que eu quero é ser útil a quem me procurar, compartilhar o conhecimento. E se eu não souber responder algo, orientar a pessoa a buscar quem saiba", frisou.

Filha de libaneses e irmã do ex-prefeito de Ipatinga Jamill Selim de Salles, a estudante acredita que a instrução é o primeiro passo para a transformação social. “O ser humano deve aprender a distinguir entre o bem e o mal e, para isso, precisa ter acesso a uma fonte esclarecedora. Se eu puder ajudar nisso, ficarei muito feliz”, ressaltou.

A idosa nasceu em Santa Maria de Itabira e se mudou para Santana do Paraíso aos três anos. Trabalhou a maior parte da vida na farmácia do marido José Maria Rolim, com quem foi casada por 63 anos e teve dez filhos. Atualmente, mora em Ipatinga com um filho.

Fazer um curso superior sempre foi um sonho da nonagenária, mas ela só decidiu entrar para a faculdade após a morte do marido, que era bastante ciumento e não aprovava a ideia. Apaixonada pelo universo de conhecimentos que o Direito lhe abriu, a estudante afirmou que se fosse mais nova, se matricularia no curso outra vez. “No Direito, há sempre muito a aprender. Esses cinco anos foram maravilhosos”, confessou.

A formanda pratica hidroginástica todas as manhãs, tem o hábito de escrever poesias e diz preferir as madrugadas para estudar, por conta do silêncio. Sobre as pessoas que colocam na idade a justificativa para não mais aprender, ela comenta com a palavra francesa “paresse”, que significa preguiça. Em seguida, complementa: “A gente sempre pode aprender, mesmo que seja a conviver melhor com as pessoas”. Além do conhecimento jurídico, a universitária afirma que levará da graduação as lembranças de cada professor, o carinho recebido e a saudade dos amigos. “Isso ficará pra sempre”, finalizou.

Visita ao fórum de Ipatinga

Na última quarta-feira, dona Chames esteve no fórum de Ipatinga para cumprir um dos últimos requisitos para a conclusão do curso. Ela acompanhou audiências e produziu relatórios. A idosa revelou que foi a primeira vez que esteve no prédio. “Não conhecia nada aqui e nem sabia como funcionava na prática, mas estou assimilando o máximo que posso”, comentou.

Das audiências da 1ª Vara de Família, a formanda destacou a satisfação provocada pelas conciliações. “Participei de audiências de divórcio e de alimentos com o juiz Carlos Roberto de Faria e achei espetacular ver os casais chegando a um acordo”, disse.

Já sobre as audiências criminais, a universitária ressaltou a capacidade que têm de entender mais a essência humana. “Nessas audiências, passamos a conhecer melhor o ser humano. Vemos além das aparências”, avaliou.

A presença da estudante chamou a atenção dos servidores públicos. O juiz da 1ª Vara Criminal, Luiz Flávio Ferreira, comentou ter ficado surpreso com a participação de dona Chames nas audiências. “A presença dela traz motivação para todos nós. É um grande exemplo”.

Impressionado pelo interesse e curiosidade da formanda pelos fatos das audiências, o promotor de Justiça Samuel Saraiva Cavalcante elogiou a determinação da universitária. “É um grande privilégio conhecer um exemplo como a dona Chames. Não tenho dúvidas nenhuma de que ela muito ensinou e ensina a todos que conviveram com ela durante a faculdade”.

O defensor público Alexandre Heliodoro dos Santos, por sua vez, também destacou o estímulo trazido pela visita da nonagenária ao fórum. “É tocante poder presenciar essa lição viva de perseverança e determinação. Que possamos nos espelhar na dona Chames para atingirmos nossos objetivos”, exclamou.

Fonte: Terra

domingo, 20 de julho de 2014

Juiz Herval Sampaio descreve saga épica de combate à ilicitude eleitoral no interior do RN

Juiz Herval Sampaio descreve saga épica de combate à ilicitude eleitoral no interior do RN


Amado, odiado, temido, admirado, incompreendido, criticado, respeitado.
São muitos os adjetivos que o Magistrado José Herval Sampaio Junior recebeu durante a sua atuação nas Eleições Municipais do ano de 2012 e na Nova Eleição que se seguiu em decorrência da cassação dos candidatos eleitos a Prefeito e Vice-Prefeito do município de Mossoró, localizado no interior do Estado do Rio Grande do Norte, no semi-árido nordestino, a cerca de 280 Km da capital Natal.
Nenhum adjetivo, no entanto, poderia ser mais adequado para descrever o Magistrado do que incansável e apaixonado. Apaixonado pela magistratura, profissão que decidiu abraçar, e incansável, no exercício da sua missão de levar a justiça aos mais desacreditados e construir um poder judiciário atuante, presente, efetivo.
Membro da Magistratura há quinze anos, hoje Juiz de Direito no Rio Grande do Norte, Herval Sampaio atuou de forma decisiva nas Eleições Municipais realizadas no ano de 2012, quando, então Juiz Eleitoral da 33ª Zona, conduziu trabalhos nos municípios de Baraúna e Mossoró, neste último, em colaboração com o Juiz Eleitoral da 34ª Zona.
A atuação marcante rendeu-lhe todo tipo de reverência, elogios, congatulações, mas, também, críticas, censuras, e até mesmo, ameaças à sua integridade física, não se furtando, entretanto, em nenhum momento, em exercer a sua missão institucional, mesmo, quando muitas vezes, criticado pelos próprios colegas de Magistratura.
Com uma dedicação invejável, presidiu e decidiu mais de uma centena de processos judiciais eleitorais, dentre eles, representações, pedidos de direito de resposta, prestações de contas, AIJEs e AIMEs, deixando sempre em cada um deles, a sua qualidade de julgador que analisa detalhadamente cada ponto da controvérsia, cada elemento de prova, cada argumento das partes, cada fundamento de decisão, ainda que não discutida pelas partes, e, principalmente, um Magistrado que tenta, com a sua atuação, dar efetividade plena à jusrisdição, avançando além daquilo que repousa nos autos, ultrapassando a barreira do que formalmente está registrado, mencionando elementos e fatos que vivenciou pessoalmente durante as suas andanças na fiscalização da propaganda eleitoral e do exercício do poder de polícia.
Já na Nova Eleição que se seguiu em Mossoró, o Magistrado consagrou sua atuação com a presença constante na fiscalização da propaganda e na coibição dos abusos cometidos, ficando definitivamente eternizado nos registros do Judiciario Eleitoral do Rio Grande do Norte.
Agora, já encerrada a sua participação como Juiz Eleitoral na 33ª Zona/RN, após o término do biênio de sua nomeação para o exercício do cargo, o Magistrado descreve em seu novo livro, "ABUSO DO PODER NAS ELEIÇÕES: Triste realidade da política (agem) brasileira - Ensaios", que será lançado em breve pela Editora Jus Podivm, relatos de processos em que atuou, de elementos que analisou, de fatos que conheceu, de argumentos que apreciou.
O texto vai além da simples e fria abordagem jurídica, esta realizada com maestria pelo brilhante Profissional, contendo traços de sociologia, de filosofia, de história e até de literatura, sendo uma leitura leve e agradável a todos que se interessam pelo direito eleitoral e pela política brasileira.
O livro é recomendado não somente aos profissionais da área jurídica e política, mas a todos que desejam conhecer a sistemática de uma eleição municipal e compreender como ocorre, nos bastidores do Judiciário, a atuação daqueles que recebem a missão de coibir os abusos, as ilicitudes e garantir a legitimidade dos candidatos eleitos aos cargos públicos por meio de mandato eletivo.
O Autor me permitiu, com muita honra e deferência, divulgar em primeira mão, alguns elementos da sua obra, que estará sendo lançada em breve, inicialmente em terras potiguares, e, posteriormente, em todo o País, sendo publicado, neste momento, o resumo elaborado para constar na orelha do livro, seguido-se o sumário e o prefácio, que foi escrito por um dos maiores autores do direito eleitoral brasileiro.
Por hora, só posso dizer: "VALEU DOUTOR HERVAL".
Nosso povo, saciado de leis, mas carente de Justiça, aplaude de pé a sua atuação e anseia pelo tempo em que o Judiciário será plenamente efetivo em sua missão Institucional.
http://www.novoeleitoral.com/index.php/en/educacao/bibliografia/479-hervalsampaio

quinta-feira, 17 de julho de 2014

CONVITE LANÇADO AO POVO DE MOSSORÓ E AGENDA POLITICA


CONVITE LANÇADO A MOSSORÓ A O OESTE E AGENDA POLITICA.


O Vice Governador Robinson Faria (PSD) estará hoje em Mossoró, juntamente com o candidato a Vice- Governador Fabio Dantas (PCdoB), Senado Fátima Bezerra (PT) e o Deputado Fabio Faria (PSD) para o lançamento da sua campanha a Governo do Estado do Rio grande do Norte e contara com todos os seus amigos e aliados políticos.

Robinson Faria, que iniciou em uma campanha pequena, com pouco apoio, vem mostrando o grande crescimento em todo estado do Rio Grande do Norte, com as inúmeras adesões de Prefeitos, Vice Prefeitos, Deputados Estaduais e Federais, Suplentes de Deputados, Vereadores, Suplentes de vereadores e o agrado do povo do Rio Grande do norte para com o nosso vice Governador, que agora quer fazer valer a palavra MUDANÇA para o nosso povo.

Robinson Faria cumprira agenda politica nessa Quinta (17) as 19 horas no lançamento de sua campanha em Mossoró no Bairro Alto de São Manoel.

Sexta nas cidades de Baraúna, Tibau e Mossoró no Hotel Villa Oeste as 19h, com o apoio dos amigos do Deputado Federal Betinho Rosado.

No Sábado (19) o candidato fará caminhada no Mercado da COBAL e visita o Centro Comercial de Mossoró, na companhia do atual Prefeito Francisco José Junior (PSD).


Aldo Arrais

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Prorrogadas inscrições para a Escola de Artes

Prorrogadas inscrições para a Escola de Artes


A Escola de Artes de Mossoró realiza, até a próxima terça-feira, 15, as matrículas para cursos nas diversas modalidades. 
Os interessados poderão efetuar as inscrições na sede da escola, localizada na Avenida Alberto Maranhão, pela manhã e à tarde, das 8h às 12h e das 14h às 17h. No ato da matrícula, deve ser apresentada uma foto 3x4, cópia de documento de identificação e, caso o aluno seja menor de idade, autorização dos pais ou responsáveis. 
A Escola de Artes oferta as seguintes disciplinas: ballet infantil (9 – 11 anos / 10 vagas); violão (a partir dos 9 anos / 90 vagas); canto coral e técnica vocal (a partir dos 15 anos / 50 vagas); dança de rua (a partir dos 13 anos / 15 vagas); teatro experimental (a partir dos 13 anos / 40 vagas); prática de música em conjunto (a partir dos 14 anos / 25 vagas) e noções básicas de dança e teatro (a partir dos 15 anos / 20 vagas).  
As aulas começam já na próxima semana. Os interessados podem entrar em contato com a Escola de Artes através do telefone 3315-4963.

http://www.prefeiturademossoro.com.br/

sábado, 12 de julho de 2014

Partido Verde Mossoró em Boas Mãos.

Partido Verde Mossoró em Boas Mãos

Isso mesmo, afirma o Presidente do Diretório Estadual o senador Paulo Davim, em uma conversa do Grupo de Whathaspp, Que o Partido Verde Mossoró, esta em boas mãos!!!

O Senador que participa do Gurpo de Whathsapp "PV Mossoró", apos ler uma postagem de um dos membros do partido, que postou a seguinte noticia de um Blog:

Noticia do Blog.
"O Partido Verde (PV) Mossoró, pode novamente mudar de mãos,
Digamos, retornar as mãos anteriores.
Os rumos dos partidos em Mossoró e suas escolhas em relação a campanha estadual, estão quase tirando do serio o fleumático senador Paulo Davim, seu presidente no RN."

Afirma o senador em sua resposta, que o partido esta em boas mãos e aparenta não estar muito satisfeito com os comentários que vem surgindo.
Em seguida vieram os elogios e aplausos ao senador e ao atual Presidente João Gentil, que trata a todos os membros do partido como amigos e familiares, fazendo o Partido verde Mossoró brilhar aos olhos da população que ainda acredita que se pode fazer politica com sinceridade.

Embora o partido apos a campanha de suplementar esteja sendo visado por todos os outros partidos e pelo o Ex Presidente do Diretório Municipal e o atual Presidente da Câmara Municipal o Prof. Francisco Carlos, que não mais comunga com as reuniões e decisões partidárias do atual (PV) Partido Verde em Mossoró. O senador diz em sua em sua resposta  que:

Resposta do Senador Paulo Davim

"Eu não acredito! Já sei que é um Karma. Vou ter que passar o resto da vida dizendo a mesma coisa. O PV de Mossoró não vai mudar! Está muito bem. Obrigado."

Será que depois dessa ainda vai surgir boatos e falácias por parte de pessoas que passaram pelo partido e que hoje não comunga mais com as reais decisões do (PV) Partido Verde Mossoró?


Aldo Arrais

Saiba os direitos de quem mantém uma união estável




Saiba os direitos de quem mantém uma união estável




Muitos casais que mantém uma união estável têm dúvidas sobre os seus direitos.

1. O que é união estável?

Segundo o novo Código Civil de 2002, uma união estável é a relação de convivência entre o homem e a mulher que é duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição familiar. Mas é importante destacar que o STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu, em maio de 2011, a união estável homossexual.

A partir desta data, uniões homoafetivas podem desfrutar dos mesmos direitos das heterossexuais. A única diferença fica por conta da adoção, quando os homossexuais devem apelar à Justiça.”A legislação não estabelece prazo ou necessidade que se more junto para que seja configurada a União.

Um namoro ou noivado não pode ser visto como tal, pois ela não se configura como a constituição de uma relação, mas como uma aspiração”, afirma um advogado.

Como a união estável pode ser reconhecida

O reconhecimento formal não é obrigatório. Uma união estável pode ser reconhecida até mesmo por um contrato particular, uma comprovação da existência de bens do casal, de filhos ou qualquer outra prova de que há uma constituição familiar.”Porém, o casal pode optar por solicitar uma certidão de união estável em cartório. As únicas restrições são para os casos descritos no artigo 1521 do Código Civil”, explica.

É importante destacar que a certidão vem com a data de início da união e fornece uma série de direitos ao casal, entre os quais inclusão em planos de saúde e seguros de vida.  Sendo assim, o fim da união também deve ser registrado em cartório. Confira a documentação exigida no site do CNJ.

3. Direitos adquiridos com a união estável

Os efeitos da união estável são os mesmos do casamento sob o regime de “Comunhão Parcial de bens”, ou seja, tudo o que o casal adquirir e construir ao longo da relação será dividido pelo casal na separação. Se desejado, pode ser estipulado outro regime de bens, porém, para isso o casal deve elaborar um contrato determinando o regime adotado.

“Quanto ao estado civil, ele não é alterado. Ainda que tenha sido reconhecida em cartório, o estabelecimento da união estável não altera o estado civil de solteiro para casado, por exemplo, isso só ocorre na conversão para casamento”, afirmou Brugioni.

A união estável garante direito à herança, declaração conjunta de Imposto de renda e facilidades para transformar a união estável em casamento, com possibilidade de transferência de sobrenome depois.

A separação na união estável garante pensão alimentícia, separação de bens e compartilhamento da guarda de filhos.

4. Reconhecimento de união estável com alguém que ainda não está separado legalmente

A união estável de pessoa casada, mas separada de fato, é legalmente reconhecida. Conforme o artigo 1723 e especificamente o §1º, do Código Civil, a união estável não poderá se constituir se ocorrerem os impedimentos do art. 1521*, porém, no caso da pessoa ser casada e se achar separada de fato ou judicialmente a união poderá ser reconhecida.

*Art. 1.521. Não podem casar:

I – os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil;

II – os afins em linha reta;

III – o adotante com quem foi cônjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante;

IV – os irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o terceiro grau inclusive;

V – o adotado com o filho do adotante;

VI – as pessoas casadas;

VII – o cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte.


Fonte: http://www.nacaojuridica.com.br/

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Negada justa causa de empregada por conversas no WhatsApp



Negada justa causa de empregada por conversas no WhatsApp



As empresas Speed Comércio de Aparelhos Celulares Ltda - ME e Veloz Comércio de Aparelhos Celulares Ltda-ME, conhecidas como Lig Celular, foram condenadas a converter a demissão por justa causa de uma subgerente em demissão sem justa causa.

A empregada foi dispensada sob a alegação de que mantinha um grupo com a equipe de colegas de trabalho no aplicativo Whatsapp.

Segundo a Lig Celular, a funcionária e os demais participantes da conversa virtual trocavam mensagens, nas quais eram atribuídos apelidos pejorativos a outra empregada e ao diretor executivo.

A empregada alegou ter criado o grupo para facilitar a comunicação com a equipe, mas que não controlava as conversas. Para a juíza Rosarita Machado de Barros de Caron, da 2ª vara do Trabalho de Taguatinga/DF, não há provas de que a conduta da funcionária tenha lesado a honra e a boa fama da empresa.

“Os trechos extraídos das mensagens e transcritos na peça defensiva, ao contrário do que pretendia demonstrar a reclamada, não indica que a reclamante tenha realizado quaisquer manifestação pejorativa a algum empregado ou preposto da empresa. Dessa forma, observa-se que as reclamadas não conseguiram comprovar a veracidade dos motivos que levaram a dispensa por justa causa da reclamante, tendo, inclusive, as testemunhas apresentadas por ambas as partes confirmado a inexistência de comentários realizados pela reclamante sobre seus superiores hierárquicos.”

A juíza Rosarita Caron ressaltou ainda que o celular é um aparelho eletrônico de uso particular do indivíduo, ou seja, um instrumento de troca de informações de âmbito privado.

“A reclamante, enquanto gerente da empresa, não tinha direito ou obrigação de censurar o teor das conversas havidas dentro do grupo pelo celular, dado o próprio caráter privado da troca de informações em questão e do direito à livre manifestação de pensamento assegurado também pela Carta Constitucional.”
http://www.nacaojuridica.com.br

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Exonerações de servidores da Prefeitura de Mossoró serão publicadas nesta sexta-feira

Exonerações de servidores da Prefeitura de Mossoró serão publicadas nesta sexta-feira

Jornal Oficial do Municipal oficializará exonerações de servidores 

Será nesta sexta-feira, 11, a publicação no Jornal Oficial do Município (JOM) das exonerações de servidores da Prefeitura Municipal de Mossoró.
As exonerações serão retroativas ao dia 7, data em que o prefeito Francisco José Júnior anunciou e empossou o novo secretariado.
A expectativa é quanto ao processo de nomeações.
Cada secretário deverá encaminhar a relação dos servidores de suas pastas para a devida publicação no JOM.
Fonte: http://blogdoskarlack.com/

Escola de Artes abre matrículas para cursos

Escola de Artes abre matrículas para cursos


A Escola de Artes de Mossoró realiza, nesta quinta e sexta-feira, 10 e 11, as matrículas para cursos nas modalidades de música, dança e teatro. 
Os interessados poderão efetuar as inscrições na sede da escola, localizada na Avenida Alberto Maranhão, pela manhã e à tarde, das 8h às 12h e das 14h às 17h. No ato da matrícula, deve ser apresentada uma foto 3x4, cópia de documento de identificação e, caso o aluno seja menor de idade, autorização dos pais ou responsáveis.
Boanerges Perdigão, diretor da escola, explica que os cursos recebem os alunos de acordo com a idade. Os cursos de Balé e Violão recebem alunos a partir de 9 anos; o de Dança de Rua, a partir de 15 anos e o de Técnica Vocal e Canto é voltado para adultos.
“As vagas são limitadas e destinadas prioritariamente aos estudantes da rede pública de ensino. As aulas serão iniciadas na próxima segunda, dia 14”, complementou o diretor. Os interessados podem entrar em contato com a Escola de Artes através do telefone 3315-4963.
http://www.prefeiturademossoro.com.br/

População receberá ações educativas sobre hepatites

População receberá ações educativas sobre hepatites


Os usuários da saúde pública municipal receberão uma série de ações educativas relacionada à prevenção, tratamento e combate às hepatites a partir da próxima segunda-feira, 14. Serão realizadas palestras nas dependências do Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado, conhecido como "PAM do Bom Jardim". Um grupo de profissionais da Saúde, especializados no tema, fará exposição do conteúdo relacionado à prevenção, tratamento, cuidados e sintomas da doença. Todos os usuários poderão participar.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, a ideia é expandir o projeto para as demais unidades. “As ações serão realizadas inicialmente no PAM do Bom Jardim, mas o nosso intuito é o de que, em breve, várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sejam contempladas com projetos relacionados à prevenção e ao combate às hepatites, incluindo palestras e outras ações educativas”, diz, acrescentando que no próximo dia 28 é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites.
A secretária ainda lembra que uma das formas mais eficazes de combate à doença é a vacina, disponível nas unidades de saúde do Município. “É importante a população procurar as unidades para se vacinar. Todas as pessoas, desde o recém-nascido até os 49 anos, podem receber a vacinação”, frisa.
Além da vacina, a população também conta com o serviço de testagem para diagnóstico de hepatite, realizado em várias unidades de saúde municipais durante todo o ano. Este benefício é fundamental para prevenção da doença e está disponível à toda a população. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, somente a hepatite C atinge 1,5% da população brasileira. Ou seja, 2 milhões de pessoas.
A doença, de acordo com os médicos, pode ser silenciosa. Por isso, a importância de realizar testagens e receber informações relativas à prevenção e ao tratamento das hepatites. As ações seguirão por tempo indeterminado e são uma iniciativa do Departamento de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o médico infectologista Alfredo Passalacqua. Também participará da iniciativa, o setor de Centro de Testagens e Acolhimento.
Para receber a vacina e realizar o teste de diagnóstico de hepatites, é necessário que o usuário da saúde pública municipal esteja, em mãos, com o documento de Registro Geral (RG) e o cartão do Sistema Único de Saúde  (SUS). Este último documento pode ser feito no Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, situado no bairro Aeroporto.
DOENÇA
A proteção à doença é garantida quando a pessoa recebe as três doses da vacina, disponíveis na rede municipal de Saúde. A segunda dose pode ser aplicada 30 dias após a primeira. Mesmo quem interrompeu uma das doses deve procurar uma unidade básica de saúde. É importante ressaltar que a hepatite é uma doença que ataca o fígado e quanto mais rápido o diagnóstico for realizado, maior será a eficácia do tratamento e as chances de cura.
http://www.prefeiturademossoro.com.br/

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Prefeitura de Mossoró nomeia mais de 150 professores

Prefeitura de Mossoró nomeia mais de 150 professores

A Rede Municipal de Ensino contará, ainda neste segundo semestre, com novos profissionais da educação. A Prefeitura de Mossoró, através do Jornal Oficial de Mossoró (JOM), nomeou 156 professores que atuarão na Rede Municipal de Ensino no retorno das férias do meio do ano, previsto para acontecer no próximo dia 14. 
De acordo com a secretária de Educação e Desporto, Ieda Chaves, a nomeação representa melhorias no quadro humano da Rede Municipal. “A nomeação desses novos profissionais representa muito para o Município. Em primeiro lugar isso significa que profissionais estão sendo contratados e poderão contribuir com o desenvolvimento de Mossoró. E destacamos que essas contratações fazem parte da política de melhorias na educação. São profissionais formados e com qualificação para desenvolver suas atividades. Todo estudante universitário que conclui o seu curso de graduação deseja entrar no serviço público e exercer sua profissão e o Município está proporcionando isso a esses novos professores”, destacou a secretária.
Os novos professores nomeados e contratados pela Prefeitura serão recepcionados no próximo dia 17, às 19h30, no Requinte Buffet. Na oportunidade, um seminário será realizado para que os novos professores conheçam a realidade da educação em Mossoró. 
“A nomeação já foi realizada, os nomeados já estão com os nomes publicados no JOM e agora nosso próximo passo será recepcioná-los em um buffet. Realizaremos um seminário durante o qual será possibilitada a esses profissionais a oportunidade de conhecer a realidade do professor da nossa Rede e para que eles possam também conhecer as estruturas de educação do nosso município. Contratar novos profissionais significa muito para o desenvolvimento da nossa educação. E ainda há expectativa para novas nomeações. Quem ainda não foi convocado e teve uma boa classificação pode aguardar novas nomeações”, enfatizou Ieda Chaves.
Ainda de acordo com a secretária, o nível profissional dos professores cresce muito com as novas nomeações. Ieda Chaves destaca ainda que os novos educadores farão parte dos cursos de formação continuada ofertados pela Secretaria. “Em um passado não muito distante, nós tínhamos em nossos quadros professores com nível de magistério. A realidade mudou e todos os nossos professores são graduados na respectiva área e muitos deles já possuem especializações. Entre esses novos professores, há profissionais aptos, inclusive, a trabalhar com crianças e adolescentes com deficiência. Um exemplo disso é uma profissional que é intérprete de Libras. Além da bagagem que esses professores trazem consigo, eles também farão parte dos cursos de formação continuada. Eles se somarão aos professores que já participam dessas formações para apresentar à população um serviço de qualidade”, afirmou a secretária.
Os novos professores terão uma jornada semanal de 40 horas. “Os professores estão sendo contratados na lei do piso salarial com 40 horas, possibilitando a esses profissionais mais tempo para que possam fazer parte do Projeto Político Pedagógico das escolas. Não se admite mais que um professor se limite apenas às suas atividades em sala de aula. É importante demais que os professores conheçam a realidade e façam parte do Projeto Político Pedagógico. Estamos felizes com essas novas contratações e acreditamos muito na contribuição que esses novos professores ofertarão às nossas crianças, adolescentes e na sociedade em geral”, finalizou Ieda Chaves.
http://www.prefeiturademossoro.com.br/

sábado, 5 de julho de 2014

Coligação do PSD registra Robinson como candidato a governador e mais 122 candidatos

Coligação do PSD registra Robinson como candidato a governador e mais 122 candidatos


Fátima Bezerra e Robinson Faria
O Partido Social Democrático (PSD) registrou neste sábado (5) a candidatura ao Governo do Estado com Robinson Faria (PSD), a de vice-governador com o deputado estadual Fábio Dantas (PCdoB) e ao Senado com a deputada federal Fátima Bezerra (PT). Além deles, mais 120 candidatos foram registrados aos cargos de suplente de senador, deputado estadual e federal.




A candidatura de Robinson será feita com o número 55 e candidatura de Fátima com o número 131 e os candidatos poderão fazer campanha a partir deste domingo (6). Os suplentes da candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT) serão Jean-Paul Prates (PT) e Theodorico Bezerra (PCdoB).

Na coligação majoritária, além do PSD, o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido Trabalhista do Brasil (PTB), o Partido Progressista (PP), o Partido Ecológico Nacional (PEN), o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e o Partido Trabalhista Cristão (PTC) estarão juntos.

“Apresentamos nossos nomes como representantes do povo para lutar por mais saúde, educação, segurança, igualdade social. Nossa campanha será feita ouvindo o povo, percorrendo todo o Estado como sempre fizemos para mostrar as nossas propostas ao Rio Grande do Norte”, afirmou Robinson.

Na disputa proporcional, a coligação “Liderados pelo Povo” se divide em quatro coligações com 120 candidatos na disputa aos cargos de deputados federais e estaduais, respeitando as cotas para mulheres.

Durante a oficialização das candidaturas, o PSD também registrou oficialmente o Plano de Governo do candidato Robinson baseado em três eixos: Gestão Democrática, Presença e Eficiência do Estado; Economia Dinâmica e Equilíbrio Regional e Resgate Social e Cidadania.

Robinson Faria

Com 28 anos de vida pública dedicada a projetos sociais na área legislativa como deputado estadual e mais quatro anos como vice-governador, Robinson é advogado, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem como bandeira projetos ligados a área da segurança pública, saúde e educação.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
C

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Saúde abre nova licitação para contratação de médicos

Saúde abre nova licitação para contratação de médicos

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu novo processo seletivo simplificado para contratação de oito médicos que atuarão na Estratégia Saúde da Família (ESF). A contratação desses profissionais vai completar as equipes distribuídas na zona rural, permitindo maior fortalecimento do sistema de saúde familiar e reduzindo, ainda mais, as filas nas unidades básicas. 
Quando concluído este processo, 64 equipes da Estratégia Saúde da Família estarão disponíveis à população. Além de médicos, estes grupos de trabalhos são compostos por dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagens e demais auxiliares. A Proposta é levar o serviço de saúde cada vez mais para perto da comunidade, garantindo prevenção de qualidade às famílias de Mossoró. 
A Secretaria de Saúde do município tem planos ambiciosos para os próximos dois anos. Um deles, segundo a secretária Leodise Cruz, é ampliar para 90 o número de equipes da ESF, cobrindo em 100% as localidades mais necessitadas e distantes das unidades de atendimento. Atualmente, Mossoró possui 64 equipamentos de atendimento de assistência à saúde, sendo 45 somente da Estratégia Saúde da Família.
http://www.prefeiturademossoro.com.br/

Secretarias programam implementação do projeto 'Crack é possível vencer'

Secretarias programam implementação do projeto 'Crack é possível vencer'

Euforia. Aceleração do pensamento. Aumento da frequência cardíaca. Poderia estar comentando sobre sensações positivas. Mas, não. Esses são alguns dos sintomas recorrentes pelo uso do crack. 
A Prefeitura Municipal de Mossoró, com o objetivo de prevenir o uso desse entorpecente e promover a atenção ao usuário e ao seu seio familiar, aderiu ao programa instituído pelo Governo Federal "Crack é possível vencer". Neste importante trabalho estão envolvidas as secretarias da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Juventude.  
O programa “Crack é possível vencer”  trabalha com três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. No primeiro eixo, o foco é identificar os fatores de risco para prevenir e reduzir o uso de drogas, com a estruturação das redes de atenção à saúde e assistência social para o atendimento aos usuários de drogas e seus familiares. No segundo eixo, essa rede vai trabalhar para acolher os usuários e seus familiares, respeitando a sua autonomia e singularidade. No eixo da autoridade, o trabalho tem como objetivo a redução da oferta de drogas ilícitas no município. 
Em Mossoró, o “Crack é possível vencer” está sendo implementado e algumas medidas já foram tomadas pelo Poder Público Municipal para acelerar o processo de instalação. Dentro do programa, o município foi contemplado com um microônibus estruturado com equipamentos de videomonitoramento e kits de segurança, ferramentas  que serão utilizadas em ação conjunta da Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar. 
Os policiais que trabalharão no programa já passaram pela primeira etapa de capacitação e irão atuar com o apoio de câmeras que serão instaladas nos bairros mossoroenses. O primeiro a ser contemplado será o bairro Santo Antônio. 
De acordo com Larissa Lima, ponto focal municipal do programa, o projeto ainda prevê a ampliação do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas, com funcionamento 24h, e a implementação de leitos especializados e unidades de acolhimento adulto e infantil.  
 “O programa Crack é possível vencer vai atuar com parcerias entre as secretarias envolvidas no projeto e executar ações continuadas para combater e prevenir o uso da droga”, diz Larissa Lima. Até o final deste ano, o projeto estará completamente implementado em Mossoró.
http://www.prefeiturademossoro.com.br/

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Aconteceu hoje o lançamento da 10ª edição do FESTUERN.

Aconteceu hoje o lançamento da 10ª edição do FESTUERN.


O Festival de teatro da Universidade do Estado do Rio grande do Norte, que antes ocorria na Petrobras, esse ano veio a ocorrer no Auditório da Faculdade Medicina.

Onde contou com a participação de Educadores, alunos, representantes da Secretaria de Educação do Estado, Representante da Prefeitura Municipal de Mossoró, e da Petrobrás que vem com parceria durante todas essas edições da existência do Festival.

Contou também, com a apresentação grupo de guitarra do Conservatório de Musica Dalva Estela Nogueira, que fez uma brilhante apresentação.

Foi apresentada durante o evento de lançamento, uma exposição das artes dos anos anteriores, mostrando o belo trabalho que vem sendo feito.


Esse ano o Festival será realizado de 13 a 20 de outubro no Teatro Dix-Huit Rosado e fara homenagem ao Grande Escritor e teatrólogo Ariano Suassuna com o tema Teatro Nordestino.