sexta-feira, 26 de junho de 2015

Fábio Dantas participa de assinatura de convênio entre Caern e Hospital Severino Lopes

Fábio Dantas participa de assinatura de convênio entre Caern e Hospital Severino Lopes

O governador em exercício, Fábio Dantas, participou na manhã de hoje (26) da assinatura do Convênio entre Caern e o Hospital Psiquiátrico Severino Lopes (antiga Casa de Saúde de Natal). A parceria entre Governo do Estado e a instituição que esse ano comemora 59 anos, que vai permitir que usuários da companhia de água e esgotos do Estado façam doações através da conta para aquela que é uma das mais importantes instituições psiquiátricas do Estado, e passa por dificuldades financeiras para manter seus pacientes.
Assinaram o convênio o Chefe do Executivo em exercício, o diretor presidente da Caern, Marcelo Toscano e a diretora da Sociedade Heitor Carrilho, Edizeuma Xavier, entidade mantenedora do Hospital Severino Lopes que é uma instituição totalmente filantrópica.
O usuário que estiver interessado em ajudar com qualquer quantia o hospital, através da conta de água, pode ligar para o número 4005 3257. O cadastro é rápido. Basta dizer nome completo, número do contrato com a Caern, número do CPF e a quantia fixa que pode doar por mês e que virá junto com a conta do consumo de água. A qualquer momento a doação pode ser cancelada também. 
"Saúde plena é quando o indivíduo tem a capacidade de exercitar sua própria vida. E a saúde mental está inserida nesse contexto. Os governantes precisam trabalhar da melhor forma possível a questão da saúde mental. Hoje é um passo para que a sociedade possa colaborar, mas precisamos pensar também em medidas orçamentárias", disse Fábio Dantas, fazendo referência ao fato de que este ano será elaborado o Plano Plurianual (PPA), lei que determina como deve ser gasto o dinheiro público para os próximos 5 anos. 
Para o diretor presidente da Caern, Marcelo Toscano, a Caern se sente honrada em firmar esse convênio com uma das mais antigas instituições psiquiátricas do Estado. "A saúde mental é muito esquecida pela sociedade. E parafraseando o que o governador Robinson Faria sempre nos fala, esse governo irá governar para os últimos. Dessa forma, a causa aqui abraçada por nós é mais do que nobre".
O hospital psiquiátrico é filantrópico, mais de 80% dos seus pacientes são tratados pelo SUS, lá são feitos atendimentos de internação e semi-internação, com direito a refeições e alojamentos, bem como consultas ambulatoriais. O SUS paga apenas R$ 43 de diária por paciente. de acordo com o corpo técnico, numa situação ideal a diária teria de ser pelo menos três vezes esse valor.
Fotos: Demis Roussos
Assecom RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário