quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Parceria com o Governo do Estado reforça sistema hídrico da zona rural




Na manhã desta sexta-feira, 13, o secretário municipal de Agricultura e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Rondinelli Carlos, recebeu a visita do secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Mairton França, para uma reunião administrativa. Durante o encontro o secretário municipal expôs o quadro da estiagem do município de Mossoró. O objetivo foi de firmar novas parcerias para ações de convivência com a seca.
Na reunião entre os secretários, foram propostas medidas de curto e médio prazo, com o intuito de amenizar os efeitos da estiagem, através da ampliação do sistema hídrico e o reforço para o abastecimento na zona rural de Mossoró. Para as ações de curto prazo, foram definidas, dentre outras medidas, a exploração de poços profundos, como o localizado no projeto de assentamento Lorena, o apoio dos carros-pipa para o abastecimento e a aquisição de equipamentos dessalinizadores.
Para as ações de médio prazo, estão previstas a ampliação do sistema adutor e a perfuração de poços rasos e profundos. A execução dessas medidas será em consonância com o mapeamento elaborado pela equipe técnica municipal da Semarh, apontando as localidades que necessitam de reforços no abastecimento hídrico.  
“A reunião foi bastante positiva e as ações previstas serão iniciadas assim que os processos jurídicos e financeiros forem liberados. A parceria com o Governo do Estado reforçará todo o apoio e assistência que já vem sendo realizado pelo Executivo Municipal aos agricultores e investidores da zona rural de Mossoró. O objetivo é minimizar os efeitos de uma estiagem prolongada e assegurar qualidade de vida ao homem do campo”, explicou o secretário da Semarh, Rondinelli Carlos.
A Prefeitura Municipal vem investindo na zona rural de Mossoró e já perfurou com recursos próprios mais de uma dezena de poços, mantém sob a sua administração cerca de cinquenta poços com dessalinizadores, ofertando água de qualidade e gratuita aos moradores rurais, e está em constante parceria com órgãos da esfera Municipal, Estadual e Federal, além de instituições privadas, para fortalecer o homem do campo.  
Danilo Moisés, 13 de Fevereiro de 2015 às 16h42min
Fotografia: Secom
Agricultura e Recursos Hídricos

Nenhum comentário:

Postar um comentário