quinta-feira, 22 de maio de 2014

Cubanos recebem registro e começam a trabalhar em Mossoró

Cubanos recebem registro e começam a trabalhar em Mossoró.


Quatorze médicos cubanos do Programa Mais Médicos, receberam nesta quinta-feira (22/05) o registro regional de medicina (CRM) e já começaram a atender nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Mossoró. Ao todo, 15 profissionais do programa (14 cubanos e 1 brasileiro) irão trabalhar no Município, completando ou expandindo as equipes do Estratégia de Saúde da Família (ESF).
O grupo está na cidade desde o dia 17 de março, com despesas de hospedagens  e alimentação bancadas pelo Município, numa contrapartida ao programa federal. Durante esse período os médicos tiveram a oportunidade de conhecer a cidade e o funcionamento do sistema local de saúde.
A médica cubana Yailen Valdívia, 28, que está atendendo na UBS do bairro Redenção (zona oeste da cidade), relatou suas primeiras impressões da cidade e a receptividade dos mossoroenses.
“Estou gostando muito de Mossoró, achei uma cidade grande, muito quente e de pessoas quentes também. Aqui tem muitas pessoas carentes precisando de atendimento por isso vou atender o máximo de pessoas que puder. Hoje foram 10 pacientes e nós nos entendemos, falamos devagar, deu certo”, falou Yailen sorridente no melhor estilo portunhol (mistura de português com espanhol).
Formada há cinco anos, a médica  explica que essa não é a primeira vez que deixa a ilha para trabalhar em programas de assistência comunitária. “É difícil deixar a família, mas a gente vai aonde as pessoas precisam. Eu estive por quatro anos na Venezuela, num programa semelhante ao do Brasil e foi muito bom. Agora o Brasil precisa, é por isso que estamos”, reforçou Yailen.
A Secretária de Saúde Leodise Cruz recebeu o grupo no final da tarde no Centro Administrativo da Cidadania e acertou os últimos detalhes sobre a estada deles em Mossoró. “Quero mais uma vez agradecer por vocês terem aderido ao programa e por estarem aqui. É um prazer recebê-los. Agora começa uma outra fase, vocês serão lotado nas unidades e começarão a atender de fato. A secretaria está à disposição para ajudá-los no que for preciso”, garantiu Leodise.



Cobertura de ESF subirá para 80% com os novos médicos
A  chegada dos profissionais do Mais Médicos, além de subrir a carência de médicos na cidade, ampliará a cobertura do Estratégia de Saúde da Família (ESF) que atingirá 80%. “Com os 15 médicos do programa e outros cinco contratados através de um processo seletivo que realizamos recentemente, vamos poder completar algumas equipes de ESF que estavam descobertas e ainda criar outras, ampliando nossa cobertura”, falou Leodise Cruz.
De acordo com a secretária, Mossoró conta atualmente com 64 equipes de ESF completas, ou seja, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de consultório dentário e  agente comunitário de saúde.
Até 2016, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar ainda mais o número de equipes do ESF. “Queremos chegar a 90 equipes em dois anos. Para isso, vamos construir mais oito Unidades Básicas de Saúde, ampliando nossa rede de atenção básica e melhorando a cobertura”, concluiu Leodise.
Onde os médicos serão lotados:
·         Estrada da Raiz- 2 médicos
·         Aeroporto- 1 médico
·         Bom Pastor- 1 médico
·         Liberdade II- 1 médico
·         Alto da Conceição- 1 médico
·         Ouro Negro- 2 médicos
·         Sumaré- 2 médicos
·         Abolição IV- 1 médico
·         Redenção- 1 médico
·         Maisa- 1 médico
·         Alameda dos Cajueiros- 1 médico
·         Boa Vista- 1 médico
http://www.prefeiturademossoro.com.br//blog/cubanos-recebem-registro-e-comecam-a-trabalhar-em-mossoro/1400/

Nenhum comentário:

Postar um comentário