sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Semurb fortalece ações na Educação Ambiental

Semurb fortalece ações na Educação Ambiental



Em um ano de gestão do prefeito Francisco José Júnior, a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) ampliou as ações na área da Educação Ambiental. Diversos projetos direcionados à população foram implantados e executados para favorecer o meio ambiente. A formação de pessoas para o exercício da cidadania responsável e consciente foi reforçada para que o meio em que vivemos se torne cada vez mais saudável e ecológico, promovendo ainda mais a qualidade de vida dos mossoroenses.
Um marco importante para a educação ambiental durante este ano foi a implantação da Sala Verde na Escola de Artes, onde as atividades são diferenciadas e buscam sempre atingir o mesmo objetivo: orientar a população sobre a preservação ambiental. O espaço é aberto ao público e conta com uma horta orgânica que os próprios visitantes plantam, além de promover palestras, oficinas, capacitações e mostra de curtas-metragens sobre consciência ambiental. A Sala Verde é uma extensão de um projeto que existe em outras cidades do País e oferece educação ambiental para Mossoró e região, além de viabilizar a participação das escolas públicas e privadas, entre outros segmentos da sociedade. 

Além da Educação Ambiental, a Semurb contribui para o Meio Ambiente na distribuição de mudas. O Horto Municipal é um importante equipamento que distribui à população mensalmente uma média de mil mudas. Entre as plantas distribuídas gratuitamente à comunidade, estão frutíferas, arbóreas e medicinais. Cada pessoa pode pegar até 3 mudas. O Centro recebe diversas instituições de ensino fundamental, médio e superior. Lá, alunos, professores e especialistas discutem questões relativas ao meio ambiente, uso e cuidado das plantas.
O Horto, localizado num espaço de 2 hectares, na BR-110, próximo ao início do Conj. Vingt Rosado, também abastece grandes eventos da cidade e equipamentos do município, como as praças, escolas e outras instituições, que também costumam procurar o Centro para receber mudas. Nos próximos meses, o local passará por uma reforma estrutural que irá melhorar os serviços para os usuários e funcionários. O secretário da pasta, João Gentil, destaca a importância do Horto para a sociedade. “O Centro municipal é referência no estado. Frequentemente, recebemos gestores para visitar o nosso Horto e tomá-lo como exemplo para aplicar em suas cidades”, disse. O serviço está disponível gratuitamente à população há cerca de 10 anos.
Pelo quarto ano consecutivo, a Semurb promove o projeto “Canoeiro Ambiental”. Neste ano, mais de 60 canoas fizeram o percurso de 7km no Rio Mossoró para remover os resíduos. Mais de 300 pessoas se envolveram no projeto como, por exemplo, universitários, alunos da rede de ensino, pescadores e principalmente os moradores da região Ribeirinha. Com o objetivo de transformar essas pessoas em agentes multiplicadores dos costumes ecológicos em favor do meio ambiente, os canoeiros removeram 30 sacolões de lixo do rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário