A Secretaria de Serviços Urbanos está realizando reforço de limpeza na lagoa do Quixabeirinha (zona sul da cidade). Essa é a segunda etapa de asseio na lagoa, numa preparação para o período de estiagem ou desequilíbrio hidrológico. De acordo com o secretário Carlos Clay, esse trabalho é importante para a preservação dos cursos d’água e para que estes desagúem no leito principal.
“Ao contrário do que muita gente pensa, essas lagoas são extremamente importantes para o sistema de drenagem e não devem ser aterradas. Através delas, acontece o escoamento de águas da chuva, evitando assim alagamentos que castigam principalmente a comunidade ribeirinha”, destacou Carlos Clay.
O trabalho na lagoa do Quixabeirinha está sendo feito com o auxílio de uma escavadeira hidráulica. No local também está sendo erguido uma barreira de contenção para evitar invasões e possíveis aterramentos.
A previsão da Secretaria de Serviços Urbanos é que os trabalhos na lagoa sejam concluídos nos próximos 15 dias. No entanto, é necessário o apoio da comunidade no sentido de preservar a lagoa limpa.
“Temos que atuar em parceria com a comunidade, que é a principal beneficiária do nosso trabalho. Fazemos a limpeza e alertamos que se a lagoa estiver com lixo quando começar a chover, haverá inundações porque a sujeira prejudica o escoamento d’água”, advertiu Carlos Clay.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário